sábado, 10 de outubro de 2009

O que é uma WebQuest?

Não é palavra comum ainda entre os professores. Mas poderia ser.

WebQuest é uma ferramenta muito útil às pedagogias ativas que desafiam os estudantes a investigar, buscar em diversas fontes - sobretudo por meio da internet - informações relevantes para solucionar um problema ou situação desafiadora, para a qual tenham que apresentar soluções ou alternativas.

Criada em 1995 por Bernie Dodge, teve configuração inicial como atividade rigidamente organizada e dirigida para alcançar um objetivo por meio do uso de computador. Em sua fase inicial foi recusada por educadores partidários do liberalismo e não diretividade nos processos formais de aprendizagem. Contudo, a técnica foi alvo de estudos de educadores construcionistas que enxergaram potencialidades nela para orientar educandos em pesquisas, sobretudo, em temas de interesse relevante dos estudantes - nem sempre coincindentes com os temas curriculares.

Passou de instrumento para técnica de aprendizagem colaborativa e despertou o interesse de educadores de importantes escolas vanguardistas, de mestres e doutores. WebQuests foram utilizadas para os mais diversos usos nas escolas de diferentes níveis - do infantil à universidade - e nos diversos campos do conhecimento. Educadores estão desenvolvendo seus estudantes como pesquisadores por meio desta ferramenta que auxilia o trabalho pedagógico.


Uma WebQuest constitui-se como um planejamento orientado à pesquisa para a obtenção de informações úteis que contribuam para a solução de um dado problema ou de uma situação que interesse pesquisar para saber mais. Sua aplicabilidade é mesmo infinita, se pensarmos nas múltiplas necessidades e interesses dos estudantes, de uma comunidade.

Como técnica, tem uma estrutura formal e pode ser adaptada às situações e interesses pedagógicos. Uma WebQuest é constituída de atividades orientadas para a pesquisa, com tarefas definidas e em que algumas ou todas as informações provêm da Internet. São estruturadas e orientadas - o que requer bom planejamento do professor ou orientador - de forma a possibilitar ganho de tempo pelos estudantes na procura de informações.

Esta técnica é uma boa ferramenta na mão dos professores que buscam proporcionar o desenvolvimento de competências para a autonomia, a aprendizagem colaborativa, a seleção de informações úteis segundo os objetivos a alcançar - uma das capacidades mais requisitadas pela sociedade atual que convive com a explosão de informações - a pesquisa em fontes variadas.

Fundamentalmente, WebQuests devem ser realizadas para aprender a trabalhar colaborativamente, em equipe. Seu uso mais freqüente é em equipes escolares, porém também podem ser utilizadas por grupos em situações de trabalho ou ainda em equipes de investigação acadêmica ou profissional, nas fases que requerem obtenção de informações e conhecimentos.

Na próxima postagem desejamos explorar a estrutura de uma WebQuest.