domingo, 11 de outubro de 2009

Como se Estrutura uma WebQuest?

E então? Gostando de conhecer mais sobre este recurso pedagógico conhecido como WebQuest? Está ao alcance de todos os professores e estudantes na atualidade. Você também pode usá-lo, testá-lo e descobrir novos usos. Ao descobrir, recomendamos que divulgue, compartilhe conosco e com o mundo. Assim como estamos brindando generosamente nossos conhecimentos a todos os interessados em realizar educação formal com mais dinamismo, qualidade e de forma prazerosa para educandos e educadores, os que recebem devem assumir o mesmo compromisso de difundir junto a seus pares. Vamos, assim, formando coletivos por uma educação melhor, por uma vida melhor.
Nosso propósito hoje é apresentar a estrutura mais regularmente usada na organização de uma WebQuest para que você aprenda a fazê-la e ganhe autonomia nisso. Temos certeza de que estamos contribuindo para dinamizar o ensino, aproximando tecnologia, escola e mundo real.
Estamos juntos nisso?
Tratando-se de um recurso de tecnologia educacional, tanto a preparação da WebQuest(pelo professor) , como a apresentação dos resultados do trabalho (educandos), devem estar publicados na internet. Há espaços virtuais gratuitos, oferecidos livremente para desenvolver e hospedar os trabalhos - muito úteis para os profissionais que atuam em escolas que não disponibilizam ainda esta possibilidade.
Uma WebQuest de modo geral constui-se de seis a sete seções - à similaridade de um projeto que estabelece o que vai ser realizado. Para garantir que os participantes atentem para tudo o que precisa ser feito e realizem com autonomia, o professor deve investir um tempo para planejar uma WebQuest. Melhor será esse planejamento se tiver condiçoes de envolver os beneficiários nesse planejamento. Esta participação nas decisões do que fazer facilita o fazer e assegura compromissos. Claro que, se não for possível, não inviabiliza a WebQuest! Somente um requisito de participação jamais pode ser desconsiderado: o problema a ser resolvido (que é a tarefa da WebQuest a ser realizada) deve necessariamente ser do interesse dos participantes e não ter "cara" de tarefa escolar tradicional. Este recurso rompe exatamente com isto e se propõe a trabalhar em problemas cujas soluções - e também o próprio processo de solucioná-lo - contribuam para o desenvolvimento de competências desejadas pelos currículos escolares.
Quais são as ditas seções de uma WebQuest? Basicamente as seguintes:
Introdução
Tarefa
Processo
Recursos (ou Fontes de Informação)
Avaliação
Conclusão
Referencias (ou Créditos)
Para entender cada seção desta, acesse os endereços abaixo e verifique como é fácil produzir uma WebQuest e orientar seus educandos numa atividade desafiadora, usando a internet para aprender. Tudo o que eles gostam!
Comentem suas descobertas aqui. Boa pesquisa!