segunda-feira, 12 de outubro de 2009

WebQuest: Aplicações, Vantagens e Limitações




Olá! Vamos avançando nos conhecimentos sobre o recurso WebQuest (do inglês: procura na Web). Como está avaliando as possibilidades de uso desse recurso? Imagino que você já navegou nos sites que lhe indicamos e provavelmente em outros que sua curiosidade sadia já lhe fez descobrir.


Certamente, com as informações que detém, você já pode fazer algum juízo sobre esse recurso de tecnologia educacional que guarda, intrinsicamente, o poder de despertar e revelar pequenos cientistas, artistas, jornalistas, repórteres, cineastas, professores, webdesiners que poderiam nunca aparecer pelo ensino tradicional. Já pensou nisso?

Que aplicações podem ter as WebQuest?

De verdade mesmo, são inumeráveis as possibilidades de aplicação. Depende da criatividade, do interesse, da necessidade de educandos e educadores. Todas as áreas e conteúdos do curriculo escolar - de todos os níveis e modalidades - podem explorar esse recurso para fazer a garotada, a juventude e também os adultos aprenderem de modo prazeroso e desafiador! Temas transversais são perfeitos para esse recurso, assim como temas que não pertencem aos currículos e que - ao serem pesquisados e estudados - ajudam de forma inovadora a aprender matérias escolares!

O que mais é requerido para aplicar bem uma WebQuest? Conhecer adequadamente a ferramenta tecnológica e lançar mão - ou a cabeça e o coração - da criatividade. Aqui, o céu é o limite!!!

Os exemplos de aplicações são bem variados. Veja este, em que o professor aproveitou a epidemia da gripe suína (note que essa moléstia não fazia parte dos conteúdos curriculares) e organizou criativamente uma WebQuest com uma tarefa desafiadora para as equipes de seus alunos. Depois de pesquisas na web, estudos diversos, entrevistas a pessoas, eles reuniram muitos conhecimentos sobre contaminação, medicação, prevenção, saúde, doença, cuidados, cidadania, direitos, deveres, etc. E produziram um vídeo como resultado da tarefa. Você pode conhecer o resultado dessa WebQuest acessando este link:




Uma vantagem relevante da WebQuest é dinamizar o processo de ensino nas escolas, aproximando o ensino escolar de dois outros mundos: a internet e a vida real. Tem coisa que menino e jovem de hoje goste mais? Por isto eles se envolvem tanto com as WebQuest quando apresentam tarefas não escolares, desafiadoras e criativas. E assim aprendem facilmente os conteúdos escolares ou melhor dizendo: os conteúdos escolares são transformados pelas WebQuests. Com elas são desenvolvidas competências para trabalhar em equipe, para pesquisar, para estudar, para acessar e selecionar informações, para aprender colaborativamente, para ver além de seu mundinho, para ser disciplinado frente a uma tarefa, para criar, e para a autonomia também.

Há limitações nas WebQuests? Como todo recurso, este também é limitado em alguns campos. Por exemplo, sua estruturação pode levar à inflexibilidade do professor na condução dos trabalhos, outros podem entendê-la como uma simples técnica de dirigir os alunos e apliacá-la de forma rotineira, sem desafios, sem emoção. De origem positivista e condutista, esse recurso em mãos desavisadas pode ser usado como uma antiga instrução programada e cair na armadilha de um comportamentalismo instrumental. Já em mãos de um construtivista, interacionista, esse recurso será como a pedagogia de projetos contextualizada à era web, seus alunos terão oportunidades infinitas de investigar, descobrir, colaborar, criticar, criar, produzir, aprender e desaprender também.

Tudo depende de quem a aplica, como usa, porque, para que, quando, com quem e onde usa.

Tudo isto sinaliza para chamar o bom senso, a cautela, a capacidade e o compromisso profissional para mediar as decisões.

Deixo outros links de WebQuests para você avaliar possibilidades, criticar e decidir. Poste seus comentários, interaja para compartilhar suas idéias e sugestões sobre esse potente recurso. Este blog é coletivo e aqui compartilhamos saberes, experiências e possibilidades desses recursos tecnológicos simples e fáceis de usar. Bom uso!









4 comentários:

  1. Estou aprendendo muuuuuuuuuuito sobre essa metodologia. É uma metodologia de pesquisa na Web. É isto? Os links ensinam de monte!
    bjuuuuuuuuus
    Renata C

    ResponderExcluir
  2. Espero na próxima aula termos uma prática de WebQuest!

    ResponderExcluir
  3. como aprender a aprender em uma webquest?

    ResponderExcluir
  4. exite alguma diferenca entre o blog e webques?

    ResponderExcluir